Avaliação de Português – 2º Bimestre
Escola:
___________________________________
Aluno(a):
__________________________________Professora: SilmaraRoblesEscorsin
4º ano Data: ______/______/ 2011.
Leia o texto com atenção e
depois marque a alternativa correta:
Eu
Eu não era velho nem novo. Tinha a capa colorida, um pouco
amassada, e uma das páginas rasgada na parte de baixo, naquele lugar que
chamavam de pé de página. Vivia jogado no canto de um quarto, junto de velhos
brinquedos. Todos os dias o menino entrava para brincar. O que eu mais queria
era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse as minhas páginas, lesse
o que eu tenho para contar. Mas que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava
horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeça e outros
brinquedos. Eu me sentia um grande inútil.
Um dia não aguentei mais: chorei tanto, mas tanto, que
minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu
tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão para secar. Veio a noite, as
lágrimas continuavam úmidas. Comecei a bater o queixo de frio e espirrar. Só
não fiquei gripado porque fui dormir debaixo do ursinho de pelúcia.
No dia seguinte, quando os raios de sol entraram pela
janela, me senti melhor, e minhas páginas secaram todas.
A minha sorte é que as letras não deslizaram pelas páginas e
foram embora.
Pontes Neto
|
1)A
história que você leu acontece:
( ) Numa rua ( ) Num quarto( ) Numa janela ( ) Num baú
( ) Um caderno ( ) Um menino
( ) Causa ( ) Intensidade
( ) Que passasse suas páginas.
( ) Que lhe segurasse e lesse
( ) Todas opções acima.
( ) Útil ( ) Agradável ( ) Valorizado ( )
Sem valor.
Frango
com quiabo
500 g de frango cortado
Suco coado de três limões
3 dentes de alho amassados
Salsicha, sal e pimenta a gosto
1 cebola grande cortada em cubos
3 tomates sem sementes, cortados em cubos
Modo de Fazer:
Tempere o frango com a metade do suco de limão, põe o alho e
o sal e deixe por uma hora. Lave bem os quiabos, corte as pontas, coloque-os
em um recipiente e regue com a outra metade do suco de limão. Em uma panela,
aqueça o azeite e doure os pedaços de frango. Acrescente a cebola e os
tomates, refogue e, fogo baixo, mexendo sempre. Junte os quiabos escorridos.
Deixe cozinhar até os quiabos estejam macios. Adicione as salsichas. Sirva
assim que retirar do fogo.
|
6)
Este texto é:
( ) Uma receita culinária ( ) A história de um frango
( ) Uma instrução de um jogo ( ) Uma bula de
remédio
7)
Este texto serve para ensinar:
( ) Cozinhar em fogão a lenha ( ) Fazer frango com quiabo
( ) Fazer suco de limão ( ) Brincar de cozinhar
( ) Folha de louro ( ) Chuchu refogado
( ) Dourar o frango ( ) Cebolas cortadas em cubos
( ) Aquecer o azeite (
) Temperar o frango
( ) Dourar o frango (
) Juntar os quiabos ao frango
Convite
A Escola Estadual Dona Agostinha Flor de
Maria convida todas as mães para uma festa comemorativa do dia das mães, que
acontecerá .....................................................................................
|
( ) No dia 10 de maio, no pátio da escola.
( ) No dia 10 de maio, às 18 horas.
( ) No pátio da escola, às 16 horas.
Leia o texto:
O amor de mãe não é mesquinho. É como plantar e regar mudas
de árvores para gerações futuras: a mãe, amamenta, alimenta, educa e dá
carinho, preparando o ser humano que um dia, será do mundo.
|
( ) Amor de filho
( ) Amor de mãe
( ) Cuidado com o mundo
( ) Cuidado com as plantas
A
MENINA E O LOBO
Fonte:
DARNTON,R. O Grande Massacre dos Gatos e
outro episódios da História Cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, s.d.
(fragmento)
A
boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina.
Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha
também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas
depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da
noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu
troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de
castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha
boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.( ) um comentário das amigas da dona da boneca.
( ) um desejo da dona de Guilhermina.
( ) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.
13)No
trecho “Mas quando ela chora, eu não
aguento”, a expressão sublinhada e em negrito significa, em relação à
dona da boneca, sentimento de
( ) paciência. ( ) pena.( ) raiva. ( ) solidão.
Meu nome é Teddy. O furão se chama
Rikki. Eu gosto do furão. Minha família também. Ele é muito curioso. Nós
gostamos muito do furão, mas meus vizinhos morrem de medo. Eles querem ver o
furão longe daqui.
|
( ) Família ( ) Furão
( ) Teddy ( ) Vizinho
Boa Sorte!!!
Tia Silmara
Muito bom trabalho
ResponderExcluirMuito bom trabalho
ResponderExcluirquero prova da 2 etapa e do 3ºperiodo 2016
ResponderExcluirEssa provinha tem gabarito?
ResponderExcluirMuito legal este trabalho!
ResponderExcluirAMEI! OBRIGADA. MARIA MOREIRA
ResponderExcluirobrigada, amei
ResponderExcluirAdorei, muito obrigada
ResponderExcluirAdorei, muito obrigada
ResponderExcluirAmei, parabéns pelo ótimo trabalho.
ResponderExcluirDIA DO PROFESSOR
ResponderExcluirHoje é dia de heróis nacionais
Esses heróis são os professores.
Que a todos ensinam iguais.
Hoje é o dia desses heróis nacionais
Ensinam a quem é especial.
Ensinam ao que se diz normal.
E com suas técnicas ensinam iguais.
Normal ou especial.
Ensinamento e tudo igual.
E eles não fazem diferença.
Da religião cor raça ou crença.
Homem ou mulher tanto faz.
As lições são para todos
E para todos são iguais.
E tanto faz.
Se é rico ou pobre.
Humilde ou nobre.
Todos eles passaram ou passarão.
Pelos ensinamentos
Desses heróis que todos os dias tem uma missão.
Educar para formar profissão.
Pois sem a educação.
Não existiria profissão
E todas as profissões.
Passam pelo professor
Do Gary ao doutor.
Do mais baixo ao mais alto dos cargos.
Até na obra ou mesmo no Senado.
Até o governador.
Que governa o estado
Foi formado.
Por um professor.
E sFLAMENGO E PALMEIRAS
Hoje vamos usar.
Mais um ditado popular.
Ou vai ou racha.
Ou quebra a tampa da caixa.
Não tem moleza não mengão.
O adversário hoje é o verdão.
Mas não tem dessa não.
Vencer é a única opção.
Para ser campeão.
E hoje é mais uma prova de fogo.
E o Flamengo vai lutar.
Pelo primeiro lugar de novo.
O urubu vai bicar o porcão.
Vamos lá mengão
Só a vitória interessa.
E o rubro-negro tem presa.
O Maracanã lotado.
Preto e vermelho pra todo lado.
Em cima do Palmeiras.
Vamos buscar um bom resultado.
E hoje é dia de dizer.
Vamos jogar pra vencer.
Somos Flamengo.
E não gostamos de perder.
Pode vir de verde ou amarelo.
De azul ou branco.
Estamos focados.
Queremos os pontos.
Não tem desconto.
Agora é hora de ganhar os pontos.
Já temos confiança.
Vamos pra cima deles.
Arrochar para conquistar.
O primeiro lugar.
Assumir a liderança.
Hoje é uma esperança.
E todos os Flamenguistas
Esperam e torcem com fé.
Por um bom resultado.
Do time mais amado.
Flamengo querido destemido e honrado.
Rubro-negro encorajados.
Vamos buscar hoje o positivo resultado.
Mostra porque você é o mais querido e o mais amado.
Autor :Carlos poeta Silva
Em /26/10/2018e o presidente desse valor.
Ao honrado professor.
E se lembra-se.
Que com o professor estudou.
E que chegou aonde chegou.
Foi porque com professor estudou.
E tudo que sabe.
Foi o professor que lhe ensinou.
E se ele disso se lembra-se.
Daria valor.
No honrado guerreiro professor.
Professor que todo dia tem uma missão.
Missão que se chama educar.
Missão que se chama de educação.
E o presidente da nação.
Sabe e tem noção.
Mas esquece de olhar
Para essa valorosa profissão.
Mas o presidente também sabe.
E tem noção.
Que um país só vai pra frente.
Através da educação.
Então senhor presidente.
De valor a essa honrada profissão
Autor :Carlos poeta Silva
Em /14 /10/2018
A todos os professores, e especialmente a professora de lindos olhos azuis, parabéns!!!
É o gabarito
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluir