Avaliação de Português – 1º Bimestre
Escola: ___________________________________________________
Aluno(a): _________________________________________________
Professora: Silmara Robles Escorsin
4º ano Data: ______/______/ 2011.
Leia o texto com atenção e depois marque a alternativa correta:
Eu Eu não era velho nem novo. Tinha a capa colorida, um pouco amassada, e uma das páginas rasgada na parte de baixo, naquele lugar que chamavam de pé de página. Vivia jogado no canto de um quarto, junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse as minhas páginas, lesse o que eu tenho para contar. Mas que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeça e outros brinquedos. Eu me sentia um grande inútil. Um dia não aguentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão para secar. Veio a noite, as lágrimas continuavam úmidas. Comecei a bater o queixo de frio e espirrar. Só não fiquei gripado porque fui dormir debaixo do ursinho de pelúcia. No dia seguinte, quando os raios de sol entraram pela janela, me senti melhor, e minhas páginas secaram todas. A minha sorte é que as letras não deslizaram pelas páginas e foram embora. Pontes Neto |
1)A história que você leu acontece:
( ) Numa rua ( ) Num quarto
2) O personagem principal era:
( ) Um brinquedo ( ) Um livro
( ) Um caderno ( ) Um menino
3) No trecho “Parecia que eu tinha feito xixi no quarto” a expressão grifada dá a ideia de:
( ) Tempo ( ) Lugar
( ) Causa ( ) Intensidade
4) O desejo do personagem era:
( ) Que lhe desse atenção
( ) Que passasse suas páginas.
( ) Que lhe segurasse e lesse
( ) Todas opções acima.
5) “Eu me sentia um grande inútil”, a palavra grifada significa:
( ) Útil ( ) Agradável ( ) Valorizado ( ) Sem valor.
Leia o texto abaixo e responda às questões:
6) Cebolinha caiu do balanço por quê?
( ) Mônica confundiu o que ele pediu ( ) O galho da árvore era muito fraco
( ) Mônica o empurrou muito alto ( ) O balanço não estava bem amarrado.
7) Depois que o galho quebrou, o Cebolinha ficou:
( ) cansado ( ) nervoso
( ) tonto ( ) alegre
Frango com quiabo 500 g de frango cortado Suco coado de três limões 3 dentes de alho amassados Salsicha, sal e pimenta a gosto 1 cebola grande cortada em cubos 3 tomates sem sementes, cortados em cubos Modo de Fazer: Tempere o frango com a metade do suco de limão, põe o alho e o sal e deixe por uma hora. Lave bem os quiabos, corte as pontas, coloque-os em um recipiente e regue com a outra metade do suco de limão. Em uma panela, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango. Acrescente a cebola e os tomates, refogue e, fogo baixo, mexendo sempre. Junte os quiabos escorridos. Deixe cozinhar até os quiabos estejam macios. Adicione as salsichas. Sirva assim que retirar do fogo. |
8) Este texto é:
( ) Uma receita culinária ( ) A história de um frango
( ) Uma instrução de um jogo ( ) Uma bula de remédio
9) Este texto serve para ensinar:
( ) Cozinhar em fogão a lenha ( ) Fazer frango com quiabo
( ) Fazer suco de limão ( ) Brincar de cozinhar
10) Para fazer frango com quiabo é preciso:
( ) Folha de louro ( ) Chuchu refogado
( ) Dourar o frango ( ) Cebolas cortadas em cubos
11)De acordo com o texto, a primeira coisa a ser feita é:
( ) Aquecer o azeite ( ) Temperar o frango
( ) Dourar o frango ( ) Juntar os quiabos ao frango
Atenção ao seguinte texto:
Convite A Escola Estadual Dona Agostinha Flor de Maria convida todas as mães para uma festa comemorativa do dia das mães, que acontecerá ..................................................................................... |
12) Para que os alunos e suas mães possam comparecer à essa festa, é necessário escrever no convite as seguintes informações:
( ) No dia 10 de maio, às 18 horas, no pátio da escola.
( ) No dia 10 de maio, no pátio da escola.
( ) No dia 10 de maio, às 18 horas.
( ) No pátio da escola, às 16 horas.
Leia o texto:
O amor de mãe não é mesquinho. É como plantar e regar mudas de árvores para gerações futuras: a mãe, amamenta, alimenta, educa e dá carinho, preparando o ser humano que um dia, será do mundo. |
13) Sobre o que o texto fala?
( ) Amor de filho
( ) Amor de mãe
( ) Cuidado com o mundo
( ) Cuidado com as plantas
Leia o texto para responder corretamente:
A MENINA E O LOBO
Certo dia, a mãe de uma menina mandou que ela levasse um pouco de pão e de leite para sua avó. Quando a menina ia caminhando pela floresta, um lobo aproximou-se e perguntou-lhe para onde se dirigia.
- Para a casa de vovó - ela respondeu.
Fonte: DARNTON,R. O Grande Massacre dos Gatos e outro episódios da História Cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, s.d. (fragmento)
14) “ ... aproximou-se e perguntou-lhe para onde se dirigia. “ – a expressão sublinhada refere-se
( ) à mãe da menina ( ) à vovó
( ) ao lobo ( ) à menina
15) Observando a tirinha, onde está o fato engraçado de o personagem Cascão:
( ) ter tomado banho ( ) ter fingido que tomou banho
( )contou uma mentira ( ) brincou no campeonato
Leia o texto com muita atenção.
A boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum –Vol 8
16)O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” expressa
( ) uma opinião da dona sobre a sua boneca.
( ) um comentário das amigas da dona da boneca.
( ) um desejo da dona de Guilhermina.
( ) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.
17)No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento”, a expressão sublinhada e em negrito significa, em relação à dona da boneca, sentimento de
( ) paciência. ( ) pena.
( ) raiva. ( ) solidão.
Leia:
Meu nome é Teddy. O furão se chama Rikki. Eu gosto do furão. Minha família também. Ele é muito curioso. Nós gostamos muito do furão, mas meus vizinhos morrem de medo. Eles querem ver o furão longe daqui. |
18) No texto a palavra ELE substitui:
( ) Família ( ) Furão
( ) Teddy ( ) Vizinho
Boa Sorte!!!
Tia Silmara
eu quero a prova respondida
ResponderExcluir