segunda-feira, 21 de maio de 2012

Avaliação de Português - 5º Ano / 2º Bimestre


ESCOLA  MUNICIPAL “BOM PASTOR”.  ENSINO FUNDAMENTAL
NOME:_______________________________________________________ DATA:___________
PROFESSORA:  SILMARA ROBLES ESCORSIN                                     5º ANO “C”
1
     A         B          C        D   
2
     A         B          C        D   
3
     A         B          C        D   
4
     A         B          C        D   
5
     A         B          C        D   
6
     A         B          C        D   
7
     A         B          C        D   
8
     A         B          C        D   
9
     A         B          C        D   
10
     A         B          C        D   
11
     A         B          C        D   

 


A chata ou as baratas

          Esta noite tive um sonho.  Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos, tinham a voz ardida da minha irmã mais nova, a Andréia.
          No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo:  o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam.  Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam.  Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
          Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
         ___ACORDA, VAMOS BRINCAR!
         Pulei da cama e, quando a vi acordada, em cima do meu pé no lugar das baratas, confesso:  até gostei.
         Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.
Agora, com bastante atenção responda as questões de 01 a 05

Questão 01.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia                        eram:

A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.



Questão 02.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz.                        Por que ele ficou sem voz?

A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.

Questão 03. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus   pés  descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.

Questão 04.  O texto A chata e as baratas foi escrito para:

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.

Questão 05.  Um título que também combina com o texto  é:

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.

 



Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

Questão 06.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de exclamação (!) mostram que Andréia estava:

A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.

Questão 07As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças

Questão 08            

_ Juquinha ,você sabe por que os pintinhos saem dos ovos?
_ Sei sim mãe. Eles saem para não acabar na frigideira também!

Eles saem para não acabar na frigideira também! A palavra grifada refere-se a:
a-    (     ) aos ovos     b-(    ) aos pintinhos      c-(  )    á mãe         d-(     ) ao Juquinha



Questão 09 Leia o texto abaixo e responda:
                             Pipoca & Batatinha – Quando Um Não Quer, Dois Não Brigam!
O espetáculo conta a história de divertidos palhaços, cheios de manias, gostos e vontades extremamente opostos, que encaram a difícil tarefa de conviver.
       Minas Shopping(av. Cristiano Machado, 4.000, União.) 15:30, sábado e domingo, às 16h30. Entrada franca.
      9 – O  tipo de texto descrito acima é:              
          a-(     ) uma notícia
          b-(     ) uma classificação
          c-(     ) uma propaganda
          d-(     ) uma receita        

10- O assunto do  espetáculo  será sobre:
          a- (     )  pipocas         
          b- (     )  gostos e vontades     
          c- (     )  shoppings   
          d- (     ) divertidos  palhaços   

Questão 11 –A galinha medrosa
Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto:- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado. A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)
Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.
 De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:
a. (    )       Acordar com o nascer do sol.
b. (    )       Ver sua própria sombra.
c. (    )       Acordar antes das outras.
d. (    )            Ver um bicho no galinheiro.

Um comentário:

Teatro Folclore

Preparação Prova Brasil

Interpretação de Texto

Apostila de Textos