terça-feira, 29 de maio de 2012

Crônica - 5º ano




Escola Municipal “ Bom Pastor.”  Ensino Fundamental
Professora:  Silmara Robles Escorsin
Quarta -feira, 30 de maio  de 2012.

·        Hora atividade Inglês – 9:45h / 11:45h

Para Casa

- Copie e resolva as atividades 1 e 2  do livro de português  pág. 60

Português
Leia o texto abaixo e responda com um X as questões de 1 a 6.
Pneu furado  (Gênero textual –Crônica)
O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita. Tão bonita que atrás parou outro carro e dele desceu uma homem dizendo: ”Pode deixar”.Ele trocarei o pneu.
- Você tem macaco?- Perguntou o homem.
- Não – Respondeu a moça.
- Vamos usar o meu – disse o homem – Você tem estepe?
- Não -disse a moça.
- Vamos usar o meu – Disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
- Puxa, você trocou o pneu do carro pra mim. Muito obrigado.
           - É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
           - Coisa estranha.
           - É uma compulsão. Sei lá.
1 – Por que o homem trocou o pneu do carro?
A ( X )  Porque ele queria ser simpático com a moça.
B (  ) Porque ele tinha compulsão de trocar pneus.
C (  ) Porque era seu dever ajudar o próximo.
D (  ) Porque ele tinha estepe e macaco.

2 – O que ele sentiu vendo a moça entrar no ônibus ?
A (  ) Raiva                                        C ( X ) Espanto
B (  ) Gratidão                                    D(  )Felicidade

3 – A reação do homem quando o dono do carro agradeceu por ele ter trocado o pneu foi de:
A (X  ) Vergonha                                   C (  )Satisfação
B (  ) Violência                                    D(  ) Timidez

4 – Quem conta a história é:
A (  ) A moça que esperava o ônibus
B (  ) O dono do carro que estava com o pneu furado
C (  ) Um narrador que participa da história
D (  X) Um narrador observador que está fora da história

5 – Leia o trecho e grife a alternativa que mostra um adjetivo (uma característica ou qualidade) da personagem:
“..De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita.”
A (  ) Lado                                          C (  ) Pneu
B (  ) Bonita                                         D(  ) Muito

6 – “O carro, estava encostado no meio-fio, com um pneu furado.” Faça um X na alternativa em que as duas palavras são substantivos.
A (  ) carro , pneu                                   C (  ) furado, estava
B (  ) pneu , encostado                             D(  ) com, pneu

Leia o texto abaixo  e responda com um X as questões7e 8 
A Reunião Dos Ratos  (Gênero textual  Fábula -  Autor Esopo)
Os ratos resolveram organizar um conselho para decidir, qual seria a melhor alternativa, para que eles pudessem saber com antecedência, quando o inimigo deles, o Gato, estava por perto. Dentre as muitas ideias apresentadas, uma delas, que logo foi

aprovada por todos, considerava que, um sino deveria ser pendurado no pescoço do Gato. Assim, ao escutarem o tilintar do mesmo, todos poderiam correr a tempo para seus buracos. Além de gostarem do plano, todos ficaram extasiados com tão criativa solução. E um velho Rato então questionou:
“Meus amigos, percebo que o plano é realmente muito bom. Mas, quem dentre nós prenderá o sino no pescoço do Gato?”
E nenhum voluntário se fez presente.
Moral da História: Dizer o que dever ser feito é uma coisa, fazê-la, entretanto, é “coisa” bastante diferente.
7- Qual a maior dificuldade enfrentada pelos ratos após descobrir uma ótima ideia para não serem devorados pelo gato?
A (  ) Todos queriam ajudar
B (  ) Os mais velhos não gostaram da ideia
C (X  ) Não apareceu nenhum voluntário para colocar o sino
D (  ) O gato já tinha ido embora, portanto a ideia não foi boa.
8 – Outra forma de escrever MORAL da fábula “A Reunião Dos Ratos” seria:
A (  ) “ A casa de ferreiro, espeto de pau”.
B (  ) “ Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
C  (  ) “ Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”
D ( X ) “ Não basta ter uma ideia é preciso colocá-la em prática”
Leia o texto 3 e assinale com um X  a alternativa correta
A Pipa e o Vento         Gênero textual Poesia _ Autora Cleonice Rainho)
Aprumo a máquina                                                    A pipa é feliz
Dou linha à pipa                                                        Porque tem o vento
E ela sobe  alto                                                          Se tudo correr bem,
Pela força do vento.                                                   Pipa e vento,
O vento é feliz                                                           Num lindo momento,
Porque leva a pipa,                                                    Vão chegar ao céu.
9 – No texto encontramos dois adjetivos. São eles:
A (  ) Lindo, céu                                              C (X  ) feliz/lindo
B (  ) Força, lindo                                             D(  ) pipa/vento


10 - Marque a opção que define o que é adjetivo.
A ( X ) É a palavra que expressa uma qualidade ou característica dos seres (dos nomes )
B (  ) É a palavra que indica a ação praticada.
C (  ) É o momento em que a ação acontece.
D (  ) É a palavra que representa a quantidade de seres de uma mesma espécie

15 comentários:

  1. Gostei muito dos textos e das questões. Está sendo uma ajuda e tanto! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos textos e das questões. Está sendo uma ajuda e tanto! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Quem é o ator da cronica "pneu furado"?

    ResponderExcluir
  4. erro de português "ele trocarei o pneu" isso e´ uma pegadinha ou coisa do tipo?


    ResponderExcluir
  5. Muito bons,tanto os textos, quanto as atividades.

    ResponderExcluir
  6. Esse testo conheci logo quando tava lendo

    ResponderExcluir
  7. Muito legal as atividade seguidas dos gêneros textuais. Será de muita utilidade para minha turma.

    ResponderExcluir

Teatro Folclore

Preparação Prova Brasil

Interpretação de Texto

Apostila de Textos