Escola
Municipal “ Bom Pastor.” Ensino
Fundamental
Professora: Silmara Robles Escorsin
Quarta
-feira, 30 de maio de 2012.
·
Hora atividade Inglês – 9:45h /
11:45h
Para Casa
-
Copie e resolva as atividades 1 e 2 do
livro de português pág. 60
Português
Leia o texto abaixo e
responda com um X as questões de 1 a 6.
Pneu furado (Gênero
textual –Crônica)
O carro
estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro,
olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita. Tão bonita que
atrás parou outro carro e dele desceu uma homem dizendo: ”Pode deixar”.Ele
trocarei o pneu.
- Você
tem macaco?- Perguntou o homem.
- Não –
Respondeu a moça.
- Vamos
usar o meu – disse o homem – Você tem estepe?
- Não
-disse a moça.
- Vamos
usar o meu – Disse o homem.
E pôs-se
a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que
chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca
aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
- Puxa,
você trocou o pneu do carro pra mim. Muito obrigado.
- É. Eu... Eu não posso ver pneu
furado. Tenho que trocar.
- Coisa estranha.
- É uma compulsão. Sei lá.
1 – Por que o homem trocou o pneu do carro?
A ( X ) Porque
ele queria ser simpático com a moça.
B ( ) Porque ele tinha compulsão de trocar pneus.
C ( ) Porque era seu dever ajudar o próximo.
D ( ) Porque ele tinha estepe e macaco.
2 – O que ele sentiu vendo a moça entrar no ônibus ?
A ( ) Raiva C ( X ) Espanto
B ( ) Gratidão D( )Felicidade
3 – A reação do homem quando o dono do carro agradeceu por ele
ter trocado o pneu foi de:
A (X )
Vergonha
C ( )Satisfação
B ( ) Violência D( ) Timidez
4 – Quem conta a história é:
A ( ) A moça que esperava o ônibus
B ( ) O dono do carro que estava com o pneu
furado
C ( ) Um narrador que participa da história
D ( X) Um
narrador observador que está fora da história
5 – Leia o trecho e grife a alternativa que mostra um adjetivo
(uma característica ou qualidade) da personagem:
“..De pé ao lado do
carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita.”
A ( ) Lado C
( ) Pneu
B ( ) Bonita
D( ) Muito
6 – “O carro, estava encostado no meio-fio, com um pneu
furado.” Faça um X na alternativa em que as duas palavras são substantivos.
A ( ) carro , pneu C ( ) furado, estava
B ( ) pneu , encostado D( ) com, pneu
Leia o texto abaixo
e responda com um X as questões7e 8
A Reunião Dos Ratos
(Gênero textual Fábula - Autor Esopo)
Os ratos resolveram
organizar um conselho para decidir, qual seria a melhor alternativa, para que
eles pudessem saber com antecedência, quando o inimigo deles, o Gato, estava
por perto. Dentre as muitas ideias apresentadas, uma delas, que logo foi
aprovada por todos,
considerava que, um sino deveria ser pendurado no pescoço do Gato. Assim, ao
escutarem o tilintar do mesmo, todos poderiam correr a tempo para seus buracos.
Além de gostarem do plano, todos ficaram extasiados com tão criativa solução. E
um velho Rato então questionou:
“Meus amigos, percebo que o plano é realmente muito bom.
Mas, quem dentre nós prenderá o sino no pescoço do Gato?”
E nenhum voluntário se
fez presente.
Moral da História: Dizer o que dever ser feito é uma coisa,
fazê-la, entretanto, é “coisa” bastante
diferente.
7- Qual a maior dificuldade enfrentada pelos ratos após
descobrir uma ótima ideia para não serem devorados pelo gato?
A ( ) Todos queriam ajudar
B ( ) Os mais velhos não gostaram da ideia
C (X ) Não
apareceu nenhum voluntário para colocar o sino
D ( ) O gato já tinha ido embora, portanto a
ideia não foi boa.
8 – Outra forma de escrever MORAL da fábula “A Reunião Dos
Ratos” seria:
A ( ) “ A casa de ferreiro, espeto de pau”.
B ( ) “ Água mole em pedra dura tanto bate até
que fura”.
C ( ) “
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”
D ( X ) “ Não basta ter uma ideia é preciso
colocá-la em prática”
Leia o texto 3 e assinale com um X a alternativa correta
A Pipa e o Vento Gênero textual Poesia _ Autora Cleonice
Rainho)
Aprumo a máquina
A pipa é feliz
Dou linha à pipa
Porque tem o vento
E ela sobe alto Se tudo
correr bem,
Pela força do
vento.
Pipa e vento,
O vento é feliz
Num lindo momento,
Porque leva a
pipa, Vão
chegar ao céu.
9 – No texto encontramos dois adjetivos. São eles:
A ( ) Lindo, céu C
(X )
feliz/lindo
B ( ) Força, lindo D(
) pipa/vento
10 - Marque a opção que define o que é adjetivo.
A ( X ) É a palavra que expressa uma qualidade ou
característica dos seres (dos nomes )
B ( ) É a palavra que indica a ação praticada.
C ( ) É o momento em que a ação acontece.
D
( ) É a palavra que representa a
quantidade de seres de uma mesma espécie
Adorei a atividade!!!
ResponderExcluirAdorei a atividade!!!
ResponderExcluirAMEI OS TEXTOS.
ResponderExcluirGostei muito dos textos e das questões. Está sendo uma ajuda e tanto! Obrigada.
ResponderExcluirGostei muito dos textos e das questões. Está sendo uma ajuda e tanto! Obrigada.
ResponderExcluirGostei muito dessa atividade!!
ResponderExcluirQuem é o ator da cronica "pneu furado"?
ResponderExcluirerro de português "ele trocarei o pneu" isso e´ uma pegadinha ou coisa do tipo?
ResponderExcluirEstou gostando de tudooo
ResponderExcluirMuito bons,tanto os textos, quanto as atividades.
ResponderExcluirJá fiz dessa tarefa no 4 ano
ResponderExcluirEsse testo conheci logo quando tava lendo
ResponderExcluirMuito legal as atividade seguidas dos gêneros textuais. Será de muita utilidade para minha turma.
ResponderExcluirótimo texto!!!
ResponderExcluirMuito bom ! Parabéns
ResponderExcluir