segunda-feira, 4 de junho de 2012

Feira do Livro Escola Dom Bosco - Sete Maravilhas do Mundo Moderno









As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Baseado no sucesso das “7 maravilhas do mundo antigo”, Bernard Weber, cineasta suíço canadense, resolveu, em 2000, lançar uma campanha para eleger as 7 maravilhas do mundo moderno através de votações pela internet ou pelo telefone.
Weber tentou a participação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para sua empreitada, mas teve sua proposta recusada porque, segundo a organização, o concurso não teve nenhum critério científico ao escolher as maravilhas que deveriam ser votadas. O que criou uma enorme polêmica na época.De fato, as votações misturaram construções e monumentos antigos como a própria pirâmide de Gizé (uma das 7 maravilhas da antiguidade) e a muralha da China (construída no século III a.C.), com construções, estas sim do mundo moderno (ou contemporâneo), como o Cristo Redentor e a Cidade de Petra, na Jordânia.
De qualquer forma, a votação das 7 maravilhas do mundo moderno ganhou fama no mundo todo e milhares de pessoas votaram e elegeram as seguintes maravilhas do mundo moderno:
- O Cristo Redentor, construído na cidade do Rio de Janeiro de 1922 a 1931 e com 38 metros de altura, é a mais recente das 7 maravilhas do mundo moderno.
- A Muralha da China, com 6.500 km de extensão a muralha começou a ser erguida pro volta do século III a.C. e foi terminada no século XVII.
- O Taj Mahal é um mausoléu todo construído em mármore, que foi erguido por Shah Jahan, um governante mogol, em homenagem à sua esposa preferida Aryumand Banu Began que morrera ao dar a luz sendo, portanto, considerada como um monumento em homenagem ao amor.
- A Cidade de Petra, na Jordânia foi toda esculpida nos penhascos de arenito núbio e é o local onde nenhum estranho podia entrar desde o século 12. Mas o explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt conseguiu, em 1812, ao se disfarçar convincentemente, de peregrino árabe revelando ao mundo as maravilhas da cidade de Petra.
- O Coliseu, com mais de 46 metros de altura é obra do poderoso Império Romano e um marco na engenharia construído a mais de 2 mil anos.
- A cidade inca de Machu Picchu, no Peru, foi provavelmente construída, toda em pedra, por volta de 1438 para uma população de aproximadamente mil pessoas e sua grande quantidade de templos indica que pode ter sido um centro religioso. Mas até não se sabe ao certo o que levou os incas a abandonar a cidade que permaneceu intacta por séculos.




- E a antiga cidade maia de Chichén Itzá, que fica na península de Yucatán, no México. É a maior cidade deixada pelos Maias e era o centro de seu reinado com inúmeras construções, sendo a maior, o templo de El Castillo com 25m de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teatro Folclore

Preparação Prova Brasil

Interpretação de Texto

Apostila de Textos