TRABALHANDO COM LITERATURA
A história de uma
pessoa é como uma colcha de retalhos: ela é formada dos acontecimentos, dos
momentos de alegria e de tristeza, dos sonhos...da vida de cada um.
A importância da
relação afetiva entre as pessoas da mesma família, da escola, pois é assim que
a criança aprende a amar e ser amada.
É importante refletir
sobre o ser humano como um ser de projeto que se estrutura, social e
psiquicamente, também nas relações de trabalho. Entender que o homem não anda
sozinho, que há caminhos que se completam.
Ninguém é igual ao
outro. Nada de repetição, de monotonia. Um completa o outro. Um apóia o outro
formando a humanidade. Eu sou um pedacinho no grande conjunto. Importante é
querer ser costurado aos outros retalhos e não ficar isolado. Todos unidos na
procura da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formam a grande colcha
da unidade da pluriformidade.
Todos pensam
diferentes, sentem diferentes, agem diferentes. Aí está a riqueza da
diversidade, das identidades, dos valores. Todos podem ser diferentes e
construir algo com o mesmo objetivo. Desse modo, poderão se sentir parte da
grande teia da vida.
Nós somos aquilo que
vivemos. Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, das pessoas que
estão à nossa volta.
A cultura, o modo de
ser das pessoas influenciam o nosso modo de ser e de ver as coisas.
Buscar a nossa própria
história nos proporciona o auto-conhecimento e o conhecimento de todos e tudo
que nos rodeia.
“entender para
respeitar” nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.
Registro emotivo e
estimulante.
Colcha de retalhos
da Geografia: a
escola, o bairro, a cidade, o estado, o Brasil, o mundo.
Colcha de retalhos da História: a história de vida de cada um, linha de tempo
Colcha de retalhos da História: a história de vida de cada um, linha de tempo
OBJETIVOS DO TRABALHO
Estimular o respeito à diversidade.
- Evitar a discriminação seja pela cor, raça, ou classe social.
- Trabalhar atividades que desenvolvam valores.
- Conscientizar as crianças da importância da diferença.
- Compreender a desigualdade social como um problema de todos e com uma realidade passível de mudanças.
-Trabalhar atividades práticas de leitura e escrita por meio da literatura infantil.
- Evitar a discriminação seja pela cor, raça, ou classe social.
- Trabalhar atividades que desenvolvam valores.
- Conscientizar as crianças da importância da diferença.
- Compreender a desigualdade social como um problema de todos e com uma realidade passível de mudanças.
-Trabalhar atividades práticas de leitura e escrita por meio da literatura infantil.
-Utilizar materiais do cotidiano para
o trabalho com letramento matemático.
-
Sistematizar atividades de letramento de português e matemática relacionadas ao
contexto da literatura escolhida.
Anos:
1º, 2º e 3º anos
Tempo estimado:
15 dias
Anos:
1º, 2º e 3º anos
Tempo estimado:
15 dias
Materiais e
estratégias
Materiais utilizados:
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor, giz de cera, tintas guache, sulfites xerocados, computador.
Estratégias:
Tome como ponto central a leitura do livro “ A colcha de retalhos” ( Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro Silva) que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. Com este gesto ela mostra ao neto a importância de resgatar valores e diferenças. A colcha mostra que, depois de pronta se torna única e poderá ser utilizada por todos.
Ele também traz a importância da relação afetiva entre a avó e o neto, mostrando valores e respeito com os mais velhos.
A partir da história, comparar com outras duas histórias: A menina e o cobertor e Vestidinho Vermelho.
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor, giz de cera, tintas guache, sulfites xerocados, computador.
Estratégias:
Tome como ponto central a leitura do livro “ A colcha de retalhos” ( Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro Silva) que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. Com este gesto ela mostra ao neto a importância de resgatar valores e diferenças. A colcha mostra que, depois de pronta se torna única e poderá ser utilizada por todos.
Ele também traz a importância da relação afetiva entre a avó e o neto, mostrando valores e respeito com os mais velhos.
A partir da história, comparar com outras duas histórias: A menina e o cobertor e Vestidinho Vermelho.
Proporcionar atividades de alfabetização para as crianças de
1º, 2º e 3º anos.
Atividades a partir do
texto “colcha de retalhos”
Atividades:
- Ler e ouvir histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.
- A leitura de textos comparativos também são bem aceitas pelas crianças. Além de serem textos ricos por trazerem consigo as culturas regionais, são textos privilegiados por promover a aquisição de um novo vocabulário e, na alfabetização, permitirem a correspondência entre a oralidade, escrita e a leitura.
-Trabalhar a oralidade das crianças com questionamento sobre a leitura sem e com textos das literaturas.
- Ler e ouvir histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.
- A leitura de textos comparativos também são bem aceitas pelas crianças. Além de serem textos ricos por trazerem consigo as culturas regionais, são textos privilegiados por promover a aquisição de um novo vocabulário e, na alfabetização, permitirem a correspondência entre a oralidade, escrita e a leitura.
-Trabalhar a oralidade das crianças com questionamento sobre a leitura sem e com textos das literaturas.
-Fazer registro no papelógrafo das
principais impressões das crianças.
-Trabalhar palavras relativas ao texto com
o uso do alfabeto móvel (pode ser individual ou em grupos).
-
Mostrar
o significado de palavras não conhecidas pelas crianças.
-
Registrar
o significado no caderno.
-
Produzir
e registrar em papelógrafo um texto
coletivo.
-
Enumerar
as linhas do papelógrafo.
-
Trabalhar
diversidades textuais com o tema vovó ou família.
- Como o livro abre um espaço para
receitas culinárias, peça aos alunos que tragam receitas de diferentes culturas
da cozinha brasileira. Com a ajuda dos pais , que farão a receita em casa,
fazemos um momento de degustação na sala de aula, onde resgatamos as culturas
regionais.
- Pode-se também trabalhar apenas uma receita como a de brigadeiro.
- Pode-se também trabalhar apenas uma receita como a de brigadeiro.
-
Confecção
de um caderno de Receitas da Vovó na sala de informática.
-
Pode-se
confeccionar uma caixa mágica com histórias, brincadeiras do tempo da vovó.
-
Convidar
avós dos alunos para virem à escola contar histórias de sua vida (trazer fotos,
utensílios, etc).
-
Fazer
entrevistas com as vovós.
Atividades de alfabetização e
letramento
1. Entregar
a cada aluno um retalho branco ou um papel com uma atividade para desenhar (
trabalhar o desenho);
2. Depois
que cada um desenhar o que foi pedido, deve apresentar oralmente o que
desenhou( trabalhar a oralidade);
3. Depois
que cada um apresentar vai alinhavando o desenho num papel madeira ou TNT
formando uma colcha com vários desenhos ( trabalhar a apreciação dos desenhos);
4. Comentar
a experiência e os depoimentos dos colegas:
5. Para encerrar trabalhar com o texto Colcha de
retalhos.
DINÂMICA RETALHOS DA VIDA
1.Desenhe a pessoa mais importante
para você.
2. Lembre-se do dia que você foi mais feliz e faça um desenho representando esse momento.
3. Desenhe o brinquedo que mais marcou a sua infância.
4. Desenhe algo que lhe lembra o inicio de sua vida escolar.
5. Lembre-se da melhor viagem que você fez e desenhe esses momentos.
6. Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu auto retrato de acordo com aquele momento.
7. Desenhe a sua família..
8. Desenhe o bicho de estimação que mais marcou a sua infância.
9. Desenhe algo que representa seu nome.
10. Desenhe sua mãe.
11. Desenhe a coisa que você considera mais bonita.
12. Lembre-se da maior traquinagem que você fez quando criança e desenhe.
13. Desenhe o vestido ou roupa que você mais gosta ou gostou..
14. Desenhe o que é mais importante para você.
2. Lembre-se do dia que você foi mais feliz e faça um desenho representando esse momento.
3. Desenhe o brinquedo que mais marcou a sua infância.
4. Desenhe algo que lhe lembra o inicio de sua vida escolar.
5. Lembre-se da melhor viagem que você fez e desenhe esses momentos.
6. Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu auto retrato de acordo com aquele momento.
7. Desenhe a sua família..
8. Desenhe o bicho de estimação que mais marcou a sua infância.
9. Desenhe algo que representa seu nome.
10. Desenhe sua mãe.
11. Desenhe a coisa que você considera mais bonita.
12. Lembre-se da maior traquinagem que você fez quando criança e desenhe.
13. Desenhe o vestido ou roupa que você mais gosta ou gostou..
14. Desenhe o que é mais importante para você.
Questionamento sobre a literatura
Sugestões de atividades para criação de textos - COLCHA DE RETALHOS
Essa sugestão é para produção de
texto coletivo. A turma deve estar disposta em círculo. Cada aluno deve falar
uma palavra aleatoriamente. A professora vai registrando no quadro as palavras
faladas. Depois cada um vai fazer uma frase utilizando as palavras que foram
ditas. Mas as palavras devem ser utilizadas na sequência em que foram ditas e
por alunos diferentes. Ex: João disse CASA, mas quem vai fazer a frase com a
palavra CASA é a Ana. E assim por diante. É preciso lembrar que o texto deve
ter unidade temática e uma sequência lógica (início, meio e fim). As histórias
ficam muito interessantes e até engraçadas e todos participam (até os mais
tímidos). Depois, a turma pode copiar o texto no caderno e a professora pode
colocá-lo no mural ilustrado pelos alunos. No mural, as palavras ditas devem
ficar destacadas e podem ser aproveitadas no trabalho com os fonemas.
Procedimento:
- Reunir a turma em grupo dando a
cada uma um alfabeto utilizando consoantes e vogais, repetir 3 vezes cada
vogal, e ainda alguma das consoantes mais utilizadas, como o “s”, “r”, “c”,
etc.
- Explorar o material com os participantes deixando-os formar as palavras que desejarem.
- Apresentar a dinâmica do jogo. Um dos participantes de cada grupo irá anotar as palavras, à medida que as mesmas forem sendo formadas. A cada palavra formada, as letras são novamente misturadas;
- Explicar que o objetivo do jogo será cada grupo formar o maior número possível de palavras relacionadas ao tema: FAMÍLIA. O tempo de duração será determinado pelo professor;
- Ao final do jogo, recolhe-se os alfabetos e o representante de cada grupo anota as palavras formadas no quadro-negro ou painel de parede;
- Fica a cargo do professor estabelecer se haverá ou não um grupo vencedor.
- O grande grupo confere o número de palavras formadas, sendo que o professor ou um participante faz a eliminação das palavras que se repetiram;
- O professor questiona o grande grupo sobre o que poderia ser feito com as palavras resultantes do jogo.
- Explorar o material com os participantes deixando-os formar as palavras que desejarem.
- Apresentar a dinâmica do jogo. Um dos participantes de cada grupo irá anotar as palavras, à medida que as mesmas forem sendo formadas. A cada palavra formada, as letras são novamente misturadas;
- Explicar que o objetivo do jogo será cada grupo formar o maior número possível de palavras relacionadas ao tema: FAMÍLIA. O tempo de duração será determinado pelo professor;
- Ao final do jogo, recolhe-se os alfabetos e o representante de cada grupo anota as palavras formadas no quadro-negro ou painel de parede;
- Fica a cargo do professor estabelecer se haverá ou não um grupo vencedor.
- O grande grupo confere o número de palavras formadas, sendo que o professor ou um participante faz a eliminação das palavras que se repetiram;
- O professor questiona o grande grupo sobre o que poderia ser feito com as palavras resultantes do jogo.
Entrevista com a vovó
A) Onde você nasceu?
B) Em que ano?
C) Qual seu nome completo?
D) Como você gosta de se vestir?
E) Quem a ensinou a cozinhar e se
gosta de cozinhar?
F) Como era a vida das crianças na
sua época? Como estudavam? Do que brincavam? Como eram as aulas?
G) Qual a sua profissão?
H) Com quantos anos você se casou?
I) Quantos filhos você tem?
J) Quantos netos você tem?
K) Quais os programas de rádio que
você ouvia na sua época?
L) E os da televisão?
M) Você é aposentada?
N) Qual sua música preferida?
O) Para qual time você torce?
P) O que você mais gosta de fazer?
Q) Qual é a sua religião?
R) Quais as festas que você
frequentava quando era jovem?
S) Qual foi a maior alegria de sua
vida?
T) E qual foi a sua maior tristeza?
U) Quais são os seus sonhos?
V) Em sua opinião o que falta para os
idosos no Brasil?
W) Deixe uma mensagem para os jovens.
Lindo trabalho parabéns, ele foi feito com muito amor e dedicação.
ResponderExcluirExcelente trabalho, Parabéns!!!!!!
ResponderExcluirApaixonada
ResponderExcluirParabéns...excelente trabalho!
ResponderExcluirÓTIMAS IDEIAS!
ResponderExcluirPARABÉNS!!!
Parabéns pelo belíssimo trabalho
ResponderExcluir