sábado, 9 de agosto de 2014

Escola Bom Pastor de Quatiguá será destaque no Canal Futura


Com o objetivo de divulgar o modelo de ensino o Colégio Bom Pastor de Quatiguá, e os excelentes resultados que essa escola conquistou, uma equipe de jornalismo do Canal Futura visitou a unidade na última segunda-feira, dia 04 para um episódio do Programa “Destino Educação Brasil”. Uma jornalista e mais quatro profissionais estão realizando um verdadeiro documentário, colhendo informações e imagens dos alunos e professores durante quatro dias. A equipe ainda volta na sexta-feira, 08, para finalizar o trabalho.
O Colégio, que é dirigido por Eliane de Fátima Zilli Beltani vem se destacando desde 2012 quando se sobressaiu nos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A reportagem gravou cenas internas e externas, explorando todo o cotidiano escolar e ainda, apanhando o dia-a-dia de alguns alunos. No pátio, por exemplo, estiveram os alunos da professora Inês Parmezan, que cursam o 5º ano (foto). A reportagem também acompanhou a rotina doméstica de alguns alunos, inclusive indo até a residência de um deles para ilustrar a interação da família com a escola.  
Segundo a Pedagoga Silmara Robles, a Escola Municipal Bom Pastor é o foco da reportagem: “A escola atinge metas porque tem uma equipe de qualidade, porque têm professores comprometidos, famílias responsáveis e porque recebe apoio da Administração Municipal dentro do possível, sempre com diálogo aberto com a Secretaria Municipal de Educação”, informou.
O município aderiu ao PNAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa, um programa do Governo Federal que se destina a Formação Continuada de Professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, que recebe capacitação constante na UEM. E todos os professores cursistas recebem, além de uma capacitação condizente ao desenvolvimento do trabalho em sala de aula, uma bolsa auxílio como incentivo às atividades desenvolvidas, com seis horas atividades por período, numa Gestão Democrática, onde os professores participam nas decisões a serem tomadas.
Além disso, escola participa de Programas de Enfrentamento à Violência, Conferências da Educação (CONAE), Conferência do Meio Ambiente e PROERD, Programa de Sustentabilidade e Geração de Renda, onde os alunos colaboram com a preservação do Meio Ambiente doando restos de óleo para a produção de biodiesel e de todo e qualquer tipo de programa que venha somar para melhoria da qualidade de ensino.
Os alunos contam com Sala Ambiente de Disciplina (História, Ciências e Geografia) com materiais adequados e Sala de Leitura com sucesso de resultados. Há também atendimento de fonoaudiológico e psicológico aos alunos dentro do estabelecimento escolar, a fim de obter uma maior interação entre os profissionais da saúde, a escola e a família.
Para incentivo dos professores, está em andamento a elaboração do Plano de Carreira do Magistério.
A matéria ainda não tem data definida para ser exibida no canal, mas a previsão é que seja veiculada em novembro, pois faz parte de outros 23 episódios, realizados com outras escolas no Brasil, relatando o antagonismo dos índices educacionais do país. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teatro Folclore

Preparação Prova Brasil

Interpretação de Texto

Apostila de Textos