Nome:______________________________________Série:_______ Turma:_______ Data:_________
Avaliação de
Português -
O LOBO E O BURRO
Um
burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele
fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar
a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade.
Quando o lobo apareceu, o burro, todo choroso, contou que tinha pisado num
espinho pontudo.
- Ai,
ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou – Se você não
tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo
não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro
levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse
momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo.
Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para
longe dali.
Fonte: ‘Fábulas de Esopo’ Compilação Russell
Ash e Bernard Higton - Cia das Letrinhas.
Depois de ler o texto duas vezes responda as questões abaixo com atenção e capricho. Qualquer dúvida volte ao texto
quantas vezes achar necessário.
01) Complete a ficha abaixo com os dados do texto que você acabou
de ler.
a) Título do
texto:________________________________________________________________________________________
b) Autor:________________________________________________________________________________________________
c) Personagens:____________________________________________________________________________________________
d) Número de
parágrafos:____________________________________________________________________________________
02) Por
que o lobo estava escondido espiando o burro?
R _________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
03) Qual foi a ideia que o burro teve para salvar a pele?
R
_________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
04) Este texto é uma fábula, quer dizer, onde os personagens do
texto são animais, cujo o desenlace
reflete uma lição de moral.O que você achou dessa fábula? Que lição
aprendeste?
R
________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
05) Escolha abaixo a frase que melhor resume a história:
( ) O
burro aleijado.
( ) A amizade dos animais. ( ) A
esperteza do burro. ( )
O lobo faminto.
06) “O burro imaginou
um plano”. Na frase, as palavras destacadas querem dizer
que o burro:
( ) teve uma
ideia. ( ) queria
fugir. ( )
viu o lobo.
( ) se escondeu.
07) Leia novamente o seguinte trecho da fábula:
‘Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! –
implorou - Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me
engolir’.
O que a palavra “implorou” quer dizer?
( ) pediu. ( )
falou. ( )
sorriu. ( ) pensou.
08) “Se você não tirar, ele vai
espetar sua garganta quando você me engolir”. Nesse trecho a palavra ele se refere:
( )
ao lobo. ( )
ao burro. ( )
ao coice. ( ) ao
espinho.
09) Releia o trecho:
“O lobo não queria se
engasgar na hora de comer seu almoço”. O “almoço” do lobo, nesse caso, seria:
( ) o
burro. ( )
uma pata de mula. ( )
uma carne. ( )
um espinho.
10) Observe a frase e as
palavras sublinhadas:
Quando
o lobo apareceu, o burro,
todo choroso, contou que
tinha pisado num espinho
pontudo.
As palavras grifadas são em sequência :
( ) substantivo – substantivo –
substantivo ( ) substantivo – adjetivo – substantivo
masculino
( ) substantivo – verbo – substantivo
feminino
11) Reescreva as frases
passando as palavras grifadas para o sentido oposto (antônimo).
a) Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo.
_________________________________________________________________________________________________________
b) Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o
burro galopava satisfeito para longe
dali.
__________________________________________________________________________________________________________
12) Marque a opção onde todas as palavras estejam escritas
corretamente:
a- ( )
puxar – licho – xinelo - charope ( )
enxada – mexeu – chave – enchente
( )
cheio – engrachate – luxo - xocolate ( )
maxado – fechadura – embaixo – peixe
13) Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética:
burro – pele – perigo – lobo – pata
1ª-___________________________________ 4ª-____________________________________________________
2ª-___________________________________ 5ª-_____________________________________________________
3ª-___________________________________
14) O texto é uma narrativa e contém vários
diálogos. Que sinal de pontuação foi usado para introduzi-los?
( ) Reticências ( ) Hífen ( ) Vírgula ( ) Aspas ( ) Travessão
15) Retire do texto
O LOBO E O BURRO :
a) a)Uma
frase exclamativa _____________________________________________________________________________________
b) b) Uma
palavra com encontro consonantal ____________________________________________________________________
c) c) Uma
palavra com hiato ___________________________________________________________________________________
d) d) Um substantivo masculino .
_______________________________________________________
e) e) O “ç”
tem som de “ss”.
Retire do texto uma palavra que
comprove essa afirmação____________________________________
f) f) Uma
palavra polissílaba
_____________________________________________________________________________________
g) g)Uma
palavra com acento circunflexo
___________________________________________________________________________
h) h) Um
adjetivo ________________________________________________________________________________
i) i) O “s”
entre duas vogais, tem som de “z”. Retire do texto uma palavra que comprove
essa afirmação _____________________
j) j) Uma palavra no singular
_____________________________________________________________________________________
k)
16) rr,
nh , ss , ch, são duas letras, porém, quando as pronunciamos, sai um
único som. Retire do texto palavras que comprovem essa afirmação. E após separe as suas
sílabas.
1.
___________________________________________________________________________
2.___________________________________________________________________________
3.___________________________________________________________________________
4.____________________________________________________________________________
17) “- Ai, ai,
ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!” Os sinais de
pontuação que aparecem no trecho são respectivamente:
( ) aspas,
ponto final, travessão , virgula, ponto de interrogação e aspas. ( )
travessão, virgula, ponto de exclamação e aspas.
( ) aspas, travessão, virgula, ponto
de exclamação, virgula, ponto de exclamação e aspas.
|
Atividades e Sugestões Escolares " A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". (Paulo Freire)
quarta-feira, 18 de abril de 2012
AVALIAÇÃO PORTUGUÊS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns! Questões muito bem elaboradas.
ResponderExcluir