quarta-feira, 18 de abril de 2012

AVALIAÇÃO PORTUGUÊS


Nome:______________________________________Série:_______ Turma:_______ Data:_________
Avaliação de Português   -  
O LOBO E O BURRO

Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro, todo choroso, contou que tinha pisado num espinho pontudo.
- Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou – Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.
                                                        Fonte: ‘Fábulas de Esopo’   Compilação Russell Ash e Bernard Higton - Cia das Letrinhas.

Depois de ler o texto duas vezes responda as questões  abaixo com atenção e capricho. Qualquer dúvida volte ao texto quantas vezes achar necessário.

01) Complete a ficha abaixo com os dados do texto que você acabou de ler.
a) Título do texto:________________________________________________________________________________________
b) Autor:________________________________________________________________________________________________
c) Personagens:____________________________________________________________________________________________
d) Número de parágrafos:____________________________________________________________________________________

02)  Por que o lobo estava escondido espiando o burro?    
R _________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
03) Qual foi a ideia que o burro teve para salvar a pele?
R _________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________

04) Este texto é uma fábula, quer dizer, onde os personagens do texto são  animais, cujo o desenlace reflete uma lição de moral.O que você achou dessa fábula? Que lição aprendeste?
R ________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________

05) Escolha abaixo a frase que melhor resume a história:
 (   ) O burro aleijado.             (   ) A amizade dos animais.                (   ) A esperteza do burro.                    (   ) O lobo faminto.

06)  “O burro imaginou um plano”. Na frase, as palavras destacadas  querem dizer que o burro:
(   ) teve uma ideia.                 (   ) queria fugir.                                   (   ) viu o lobo.                                        (   ) se escondeu.

07)  Leia novamente o seguinte trecho da fábula:
‘Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou - Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir’.
O que a palavra “implorou” quer dizer?
    (   ) pediu.                         (   ) falou.                      (   ) sorriu.                     (   ) pensou.

08)   “Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir”.   Nesse trecho a palavra  ele se refere:
   (   ) ao lobo.                         (   ) ao burro.               (   ) ao coice.                   (   ) ao espinho. 



09)  Releia o trecho:
 “O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço”. O almoço do lobo, nesse caso, seria:
       (   ) o burro.               (   ) uma pata de mula.        (   ) uma carne.           (   ) um espinho.

10) Observe a frase e as palavras sublinhadas:
Quando o lobo apareceu, o burro, todo choroso, contou que tinha pisado num espinho pontudo.
 As palavras grifadas são em sequência :
(    ) substantivo – substantivo – substantivo                 (    ) substantivo – adjetivo – substantivo masculino
(    ) substantivo – verbo – substantivo feminino

11)  Reescreva as frases passando as palavras grifadas para o sentido oposto (antônimo).

a) Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo.
_________________________________________________________________________________________________________

b) Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.

__________________________________________________________________________________________________________

12) Marque a opção onde todas as palavras estejam escritas corretamente:
a-       ) puxar – licho – xinelo - charope                             (    ) enxada – mexeu – chave – enchente        
(    ) cheio – engrachate – luxo - xocolate                        ) maxado – fechadura – embaixo – peixe

13) Coloque as palavras abaixo  em ordem alfabética:
burro – pele – perigo – lobo – pata 
1ª-___________________________________                4ª-____________________________________________________
2ª-___________________________________               5ª-_____________________________________________________
3ª-___________________________________               

14)  O texto é uma narrativa e contém vários diálogos. Que sinal de pontuação foi usado para introduzi-los?
(    ) Reticências               (    ) Hífen                  (    ) Vírgula                (    ) Aspas          (    ) Travessão 

15)  Retire do texto  O LOBO E O BURRO :
a)   a)Uma frase exclamativa _____________________________________________________________________________________
b)   b) Uma palavra com encontro consonantal  ____________________________________________________________________
c)   c) Uma palavra com hiato ___________________________________________________________________________________
d)   d) Um substantivo masculino  . _______________________________________________________
e)   e) O “ç” tem som de “ss”. Retire do texto uma palavra  que comprove essa afirmação____________________________________
f)    f) Uma palavra polissílaba _____________________________________________________________________________________
g)   g)Uma palavra com acento circunflexo ___________________________________________________________________________
h)   h) Um adjetivo   ________________________________________________________________________________
i)     i) O “s” entre duas vogais, tem som de “z”. Retire do texto uma palavra que comprove essa  afirmação _____________________
j)    j) Uma palavra no singular _____________________________________________________________________________________
k)   
16)  rr, nh , ss , ch, são duas letras, porém, quando as pronunciamos, sai um único som. Retire do texto palavras que comprovem  essa afirmação. E após separe as suas sílabas.
1. ___________________________________________________________________________
2.___________________________________________________________________________
3.___________________________________________________________________________
4.____________________________________________________________________________

17) “- Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!”  Os sinais de pontuação que aparecem no trecho são respectivamente:
(    ) aspas, ponto final, travessão , virgula, ponto de interrogação e aspas.       (     ) travessão, virgula, ponto de exclamação e aspas. 
(   ) aspas, travessão, virgula,  ponto de exclamação, virgula, ponto de exclamação e aspas.                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teatro Folclore

Preparação Prova Brasil

Interpretação de Texto

Apostila de Textos