segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aula de Português - 5º ano


1 – Leia com atenção:

A PROFESSORA E A MALETA

            A professora era gorducha; a maleta também. A Professora era jovem; a maleta era velha, meio estragada, e de um lado tinha o desenho de um garoto e uma garota de mãos dadas, vestindo igual, cabelo igual, risada igual.
            A professora gostava de ver a classe contente, mal entrava na aula e já ia contando uma coisa engraçada. Depois abria a maleta e escolhia o pacote do dia. Tinha pacote pequenininho, médio, grande, tinha pacote embrulhado em papel de seda, metido em saquinho de plástico, tinha pacote tudo quanto é cor; não era à toa que a maleta ficava gorda daquele jeito.
            Só pela cor do pacote as crianças já sabiam o que ia acontecer. Pacote azul era dia de inventar brincadeira de juntar menino e menina; não ficava mais valendo aquela história mofada de menino só brinca disso, menina só brinca daquilo, meninos do lado de cá, meninas do lado de lá. Pacote cor-de-rosa era dia de aprender a cozinhar. A professora remexia no pacote, entrava e saia da classe e, de repente, pronto! Montava um fogão com bujãozinho de gás e tudo. Era um tal de experimentar receita que só vendo.
            Pacote vermelho era dia de viajar: saía retrato do mundo inteiro de lá do fundo do pacote; espalhavam aquilo tudo pela classe; enfileiravam as carteiras pra fingir de avião e de trem; quando chegavam nos retratos um ia contando pro outro tudo que sabia do lugar.
            Tinha um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir. Todo dia ela botava o pacote em cima da mesa. Mas na hora de abrir ficava pensando se abria ou não, e acabava guardando o pacote de novo.
            Pacote verde era dia de aprender a pregar botão, botar fecho, fazer bainha na calça e na saia. Se o verde era bem forte, era dia de aprender a cortar unha e cabelo. Verde bem clarinho era dia de consertar sapato. E tinha um verde, que não era forte nem claro, era um verde amarelado, que as crianças adoravam: era dia da professora abrir pacote de história. Cada história ótima.
            E tinha um pacote branco que só servia pra Professora esconder e pra turma brincar de achar. Quem achava ia pro quadro-negro dar aula. No princípio ninguém procurava direito: coisa mais chata dar aula! E aula de quê?
            __ Conta a tua vida, ué, mostra o que você sabe fazer.

                                                           Lygia Bojunga Nunes – A casa da madrinha.

            O texto A Professora e a maleta é parte de uma história. Nele o narrador apresenta ao leitor as características da personagem.

1- No primeiro parágrafo o narrador apresenta duas características da personagem.
            a- Quais são elas?

            b- Essas características são físicas ou interiores?

2- O narrador apresenta a maleta como fazendo parte da própria personagem.
            a- Em que a maleta e a Professora são iguais?

            b- Em que elas são diferentes?

3- No segundo parágrafo, com base nas atitudes da personagem, é possível identificar uma característica interior. Qual é essa característica?


4- As crianças sabiam a atividades que a professora daria na aula pela cor do pacote.
Relacione a cor do pacote com a atividade do dia:
1 – pacote azul                                             (   ) dia de aprender a cozinhar;
2 – pacote vermelho                          (   ) dia de aprender a pregar botão;
3-  pacote verde                                             (   ) dia de consertar sapato;
4-  pacote cor-de-rosa                        (   ) dia de contar história
5-  pacote verde-amarelo                               (  )dia de inventar brincadeira de          juntar menino e menina:
6- pacote verde-escuro                                   (   ) dia de viajar;
7- pacote verde-claro                                     (   ) dia de esconde-esconde;
8- pacote branco                                            (  )dia de aprender cortar unha e cabelo.

5- Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque
por antônimos:
a-      “A Professora era gorducha”

b-      “Todo dia ela botava o pacote em cima da mesa”.

c-       “Depois abria a maleta e escolhia o pacote do dia”.

6- Agora, invente um pacote. Conte:
a- de que cor era?       b- o que ele continha?           c- o que a classe fazia?

7- “Tinha um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir.”
Imagine que um dia a professora abriu esse pacote. O que aconteceu?
8 – Retire do texto:
- um substantivo comum
- um verbo
- um adjetivo
- o antônimo de triste
- um substantivo no grau diminutivo
- um advérbio de intensidade
- uma palavra escrita com x e som de z

9– Faça a ilustração do texto.



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