1 – Leia com atenção:
A PROFESSORA E A MALETA
A professora era gorducha; a maleta
também. A Professora era jovem; a maleta era velha, meio estragada, e de um
lado tinha o desenho de um garoto e uma garota de mãos dadas, vestindo igual,
cabelo igual, risada igual.
A professora gostava de ver a classe
contente, mal entrava na aula e já ia contando uma coisa engraçada. Depois
abria a maleta e escolhia o pacote do dia. Tinha pacote pequenininho, médio,
grande, tinha pacote embrulhado em papel de seda, metido em saquinho de
plástico, tinha pacote tudo quanto é cor; não era à toa que a maleta ficava
gorda daquele jeito.
Só pela cor do pacote as crianças já
sabiam o que ia acontecer. Pacote azul era dia de inventar brincadeira de
juntar menino e menina; não ficava mais valendo aquela história mofada de
menino só brinca disso, menina só brinca daquilo, meninos do lado de cá,
meninas do lado de lá. Pacote cor-de-rosa era dia de aprender a cozinhar. A
professora remexia no pacote, entrava e saia da classe e, de repente, pronto!
Montava um fogão com bujãozinho de gás e tudo. Era um tal de experimentar
receita que só vendo.
Pacote vermelho era dia de viajar:
saía retrato do mundo inteiro de lá do fundo do pacote; espalhavam aquilo tudo
pela classe; enfileiravam as carteiras pra fingir de avião e de trem; quando
chegavam nos retratos um ia contando pro outro tudo que sabia do lugar.
Tinha um pacote
cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir. Todo dia ela
botava o pacote em cima da mesa. Mas na hora de abrir ficava pensando se abria
ou não, e acabava guardando o pacote de novo.
Pacote verde era dia de aprender a
pregar botão, botar fecho, fazer bainha na calça e na saia. Se o verde era bem
forte, era dia de aprender a cortar unha e cabelo. Verde bem clarinho era dia
de consertar sapato. E tinha um verde, que não era forte nem claro, era um
verde amarelado, que as crianças adoravam: era dia da professora abrir pacote
de história. Cada história ótima.
E tinha um pacote branco que só
servia pra Professora esconder e pra turma brincar de achar. Quem achava ia pro
quadro-negro dar aula. No princípio ninguém procurava direito: coisa mais chata
dar aula! E aula de quê?
__ Conta a tua vida, ué, mostra o
que você sabe fazer.
Lygia
Bojunga Nunes – A casa da madrinha.
O texto A Professora e a maleta é
parte de uma história. Nele o narrador apresenta ao leitor as características
da personagem.
1-
No primeiro parágrafo o narrador apresenta duas características da personagem.
a- Quais são elas?
b- Essas características são físicas
ou interiores?
2-
O narrador apresenta a maleta como fazendo parte da própria personagem.
a- Em que a maleta e a Professora
são iguais?
b- Em que elas são diferentes?
3-
No segundo parágrafo, com base nas atitudes da personagem, é possível
identificar uma característica interior. Qual é essa característica?
4-
As crianças sabiam a atividades que a professora daria na aula pela cor do
pacote.
Relacione
a cor do pacote com a atividade do dia:
1
– pacote azul ( ) dia de aprender a cozinhar;
2
– pacote vermelho ( ) dia de aprender a pregar botão;
3- pacote verde ( ) dia de consertar sapato;
4- pacote cor-de-rosa ( )
dia de contar história
5- pacote verde-amarelo (
)dia de inventar brincadeira de
juntar menino e menina:
6-
pacote verde-escuro ( ) dia de viajar;
7-
pacote verde-claro ( ) dia de esconde-esconde;
8-
pacote branco ( )dia de aprender cortar unha e cabelo.
5-
Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque
por
antônimos:
a-
“A
Professora era gorducha”
b-
“Todo
dia ela botava o pacote em cima da mesa”.
c-
“Depois
abria a maleta e escolhia o pacote do dia”.
6-
Agora, invente um pacote. Conte:
a- de
que cor era? b- o que ele continha? c- o que a classe fazia?
7- “Tinha
um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir.”
Imagine
que um dia a professora abriu esse pacote. O que aconteceu?
8
– Retire do texto:
-
um substantivo comum
-
um verbo
-
um adjetivo
-
o antônimo de triste
-
um substantivo no grau diminutivo
-
um advérbio de intensidade
-
uma palavra escrita com x e som de z
9–
Faça a ilustração do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário