quarta-feira, 18 de abril de 2012

PORQUE SUAMOS?


Por que suamos?

Conheça esse incrível mecanismo para regular a temperatura de nosso corpo!
            Em uma frase, podemos dizer que é para regular a temperatura do corpo. Um processo que ocorre mais ou menos assim: o corpo humano tem uma temperatura média de 36,5º. Logo, quando ele aquece além do normal, as glândulas sudoríparas – que se localizam na camada interna da pele, a derme – lança suor sobre a camada externa da pele, a epiderme, fazendo o corpo resfriar. É por isso que quando você sua e alguém coloca a mão no seu braço ou nas suas costas diz que você está “geladinho”.
            São quase dois milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo. Por isso, suamos nos pés, nas mãos, na barriga, na testa, embaixo do braço... Enfim, por todos os poros! Claro que nos dias quentes suamos mais, para ajudar o corpo a dissipar o excesso de calor, o mesmo acontece quando praticamos uma atividade física. E aqui cabe um aviso: o suor é formado de água e sais minerais, por isso, quando suamos muito, precisamos tomar bastante líquido e redobrar os cuidados com a alimentação, para repor o que o corpo perdeu, evitando a desidratação.
            E os bichos? Será que eles suam? Suam sim! Alguns mamíferos como micos e macacos, por exemplo, têm as glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo, igualzinho à nos. Enquanto isso, em muitos roedores as glândulas que eliminam o suor localizam-se apenas nos pés ou na barriga. E nos cetáceos (como botos, baleias e golfinhos) as glândulas sudoríparas não existem.
            Para esses animais que passam a vida inteira na água, a temperatura da água é mantida estável pela grossa camada de gordura que têm sob a pele. Uma baleia pode ter uma camada de gordura variando de 15 a 30 centímetros de gordura, o que lhes permite nadar nas águas geladas dos pólos Norte e Sul. Quando sentem calor, as baleias precisam reduzir a atividade física, repousando calmamente na superfície da água para o corpo resfriar.
            Os animais que possuem glândulas sudoríparas, como nós, quando sentem calor, não precisam de repouso para fazer o corpo voltar à temperatura normal. Apenas suamos! Mas, como vimos, precisamos nos cuidar para não desidratar.
(Revista Ciência Hoje das Crianças, setembro/2001)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teatro Folclore

Preparação Prova Brasil

Interpretação de Texto

Apostila de Textos